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Sintomas de deficiência de Ácido Fólico (vit. B9) e fontes alimentares

 

 

José de Felippe Junior

 

Vamos mostrar os sinais e sintomas das deficiências das principais vitaminas e sais minerais. Estes nutrientes essenciais são necessários para a manutenção de uma excelente saúde e para diminuir o risco de infarto do miocárdio e vários tipos de câncer. Eles fazem parte da matéria prima que nossas células utilizam para fabricar energia, hormônios, anticorpos etc. Você pode saber se está precisando destes nutrientes, anotando o número de sinais e sintomas que está apresentando no momento, e seguindo as tabelas. Se chegar a conclusão da necessidade de uma determinada vitamina ou sal mineral você pode aumentar a ingestão dos alimentos ricos do nutriente deficiente. Oferecemos no site uma tabela de alimentos atualizada, com a quantidade do nutriente que pode estar faltando para você. Se ficar em dúvida consulte um médico. Não tome vitaminas, sais minerais ou qualquer tipo de medicamento sem receita médica.

1- Geral

a - Dor de cabeça

2- Humor

a - Apatia / Letargia / Lassitude

3- S. N. C.

a - Insônia
b - Diminuição da memória

4-Neuro – Muscular

a - Fraqueza muscular
b - Fadiga / Cansaço
c - Dores nas pernas
d - Faço às vezes movimentos sem coordenação: objetos caem das mãos

5- Boca – Garganta

a - Afta (feridas muito dolorosas na boca ou faringe)

6- Língua

a - Língua vermelha, lisa e dolorosa

7- Gastro – Intestinal

a - Falta de apetite
b - Indigestão

8- Intestino

a - Tenho tendência a intestino preso / ressecado e ele não funciona todos o
b - A minha eliminação de fezes é feita com esforço e ou dificuldade

9- Cardio – Pulmonar

a - Tenho dificuldade de respirar
b - Sinto a respiração curta

Se você está apresentando 8 destes sintomas , provavelmente está com deficiência de ácido fólico.


Alimentos ricos em Ácido Fólico (B9)  

Alimento ( 100 gramas )
mcg medida caseira Peso (g)

Levedo de cerveja

3500 1 colher de chá 4

Fígado de galinha

770 7 unidades 50

Farinha de soja

341 2 colheres de sopa 20

Germe de trigo

250 3 colheres de sopa 20

Lentilha

180 1 concha 140

Broto de ervilha

160 1 xícara 110

Gema de ovo

156 1 unidade 16

Agrião

150 2 xícaras 70

Escarola

140 1 xícara 80

Alface

133 2 xícaras 80

Feijão

127 1 concha 140


Referências Bibliográficas:

José de Felippe Junior e Váleria Cristina Paschoal - ControlSoft Nutrition 2004 .

 


 

 

 

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